Na semana do Meio Ambiente, através do projeto Espaço de Leitura, o Inec realizou ações em alusão à data em Fortaleza, Aracati e Caucaia. A Conferência de Estocolmo estabeleceu a data de cinco de junho para a comemoração. As ações tiveram distribuição de mudas de plantas, confecção e distribuição de sabão ecológico, bem como, palestras com profissionais da Eco Enel.  

No Espaço de Leitura Canoa Criança, em Aracati, a programação acontece de 14 a 17 de junho. Primeiramente, será realizada uma trilha ecológica na Aldeia Flecha da Mata. Na ocasião, as crianças participarão de uma palestra sobre o processo de construção da aldeia. 

De 1 a 5 de junho, o Espaço de Leitura Cepevive, em Caucaia, do mesmo modo, contou com uma programação totalmente voltada para o cuidado com o ambiente. As crianças confeccionaram sabão ecológico feito com óleo saturado e distribuíram para a campanha “lave as mãos com sabão ecológico” no combate do coronavírus e da gripe em uma comunidade próxima. 

No último sábado, 04, o Espaço de Leitura Ballet Raio de Sol realizou entrega de mudas para plantação no local, bem como, um mutirão de limpeza nas ruas próximas ao espaço.

Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente foi instituída oficialmente pelo Decreto Nº 86.028 de 27 de maio de 1981. O objetivo é “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”. O evento é realizado de forma anual, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05. A data teve início pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Espaço de Leitura  

O Projeto Espaço de Leitura tem como concepção metodológica o incentivo à leitura, através de um espaço lúdico que convide as crianças ao desenvolvimento da aprendizagem de forma cidadã. O projeto acontece nos municípios cearenses de Fortaleza, Caucaia, Itapajé, Meruoca, Solonópole, Guaraciaba do Norte, Aracati (Canoa Quebrada), Milagres, Pacatuba e Itapiúna.  

Share This