Em sua décima edição no Brasil, o PCMM (Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos) é uma iniciativa global da Citi Foundation que acontece em mais de 30 países, e conta com o apoio do Citi Brasil.O Prêmio visa reconhecer o esforço de empreendedores de todo o país, o trabalho personalizado de seus Agentes de Crédito e o apoio fundamental das IMFs (Instituições de Microfinanças).Nesta edição, o agente de crédito do Instituto Nordeste Cidadania, Joanilson Vicente de Melo, foi eleito o melhor Agente de Crédito do Brasil. Aos 29, Joanilson é paraibano de João Pessoa, e sempre teve facilidade para lidar com o público e conhecer novas pessoas.Há três anos, ele trabalha no INEC por meio do Programa Crediamigo, no qual conseguiu colocar em prática suas habilidades de vendedor e seu bom humor e simpatia. Sua carteira conta com 720 empreendedores, que buscam o microcrédito para fortalecer seus negócios.Antes de fazer parte da equipe do banco, Joanilson era cliente do Crediamigo: ele era comerciante, tinha três lojas de roupas e acessórios. “O comércio não era o que eu queria, trabalhava mais por necessidade. Já no banco, eu me encontrei como agente de crédito, pois gosto muito de lidar com o público, conhecer novas pessoas e suas histórias de vida”, comenta. Foi, inclusive, durante uma ida sua à agência bancária para pegar um empréstimo, que Joanilson ficou sabendo da vaga de emprego.No início, ele conta que foi um pouco difícil, já que não tinha conhecimento dos processos internos de um banco. “Mas, com a ajuda dos colegas, consegui driblar os desafios e aprender”. Na função de atendimento ao público, por outro lado, ele não teve dificuldade, graças à experiência adquirida no comércio e suas habilidades. “Conhecia as necessidades de alguns clientes por ter sido comerciante, e isso ajudou bastante, posso dizer que uns 80%”.Joanilson é apaixonado por seu trabalho e afirma que o maior prazer em ser agente de crédito é ver a transformação dos empreendedores. “Acompanhar o desenvolvimento de um cliente e saber que ele está feliz e realizado com sua empresa me deixa muito contente, me emociona. Vejo o microcrédito como algo impactante na vida das pessoas. Nós, agentes de crédito, temos o dever de orientar e, não raro, o empreendedor precisa mais de orientação que de dinheiro apenas”, reforça.O carisma e o bom humor do agente fazem dele uma pessoa querida entre os colegas de trabalho e seus clientes. “Tento ver o lado bom das coisas e, mesmo quando tenho um problema, prefiro encará-lo de uma maneira descontraída, pois, assim, acredito que seja mais fácil de resolvê-lo.” Por toda a dedicação que têm à profissão, Joanilson foi o vencedor do Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos 2015 na categoria “Agente de Crédito do Ano”. Esta é sua segunda premiação consecutiva: na edição anterior, Joanilson inscreveu 19 empreendedores e levou o prêmio de “Agente com mais inscrições”(Fonte: pccm.com.br)Confira entrevista exclusiva:[Comunicação INEC]: Você trabalhava com que antes de vir para o INEC?[Joanilson]: Vendedor na loja Atacadão dos presentes e logo após, sócio proprietário de uma loja de confecções. Como as mercadorias destinava-se ao público feminino, as pessoas procuravam mais a minha esposa e eu senti a necessidade de buscar um outro desafio.[Comunicação INEC]: Qual sua trajetória no INEC?[Joanilson]: Faz 3 anos que trabalho no INEC como agente de crédito, busco o crescimento horizontal e futuramente vertical. Já tive a oportunidade de substituir meu coordenador durante o período de suas férias e já fiz força tarefa em outros postos da minha unidade.[Comunicação INEC]: Na sua opinião o fato de já ter sido empreendedor potencializou seu trabalho como agente de Credito?[Joanilson]: Sim, pois já senti na pele os anseios e as necessidades dos clientes. Hoje eu uso minha experiência para orientá-los no melhor caminho a seguir. Esse tem sido o grande diferencial do meu trabalho como agente, mantendo sempre meus clientes fidelizados.[Comunicação INEC]: Qual foi o sentimento que você teve ao receber o premio?[Joanilson]: Sentimento de dever cumprido. Naquele momento surgiu como um filme, todas as escolhas que fiz e saber que o caminho trilhado foi o correto e a diferença que venho fazendo na vida dos meus clientes. Várias histórias que queria ter contado, superações, não apenas minha, mas também de todos eles. E saber, que eu estava representando todos os agentes de créditos, foi muito gratificante.[Comunicação INEC]: A que você atribui esse sentimento de orgulho que todos os funcionário possuem em ser INEC?[Joanilson]: Realizamos os sonhos dos clientes, causamos impacto social, geramos emprego e renda através de um recurso financeiro e consequentemente contribuímos para melhoria nas suas vidas, não apenas dos clientes mas também das nossas famílias. Por isso eu me orgulho em ser INEC.[Comunicação INEC]: Que conselhos você daria aos seus colegas sobre sucesso? [Joanilson]: Realizar seu trabalho com amor e responsabilidade, buscando superar a você mesmo e o sucesso vem de forma natural.#souinec

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