Uma grande reunião com agentes de saúde, líderes da comunidade, representantes das igrejas locais e o prefeito da cidade para debater os problemas e encontrar, juntos, soluções. Assim, foram realizadas no mês de abril as “Plenárias da Cidadania” em Caio Prado distrito de Itapiúna e em Meruoca. 

As plenárias são resultado da ação desenvolvida pelo projeto Desenvolvimento Comunitário, que tem o objetivo de capacitar lideranças locais para efetiva participação social a partir do debate organizado para as demandas sociais e participação nos órgãos de controle do poder público local.

A partir do acompanhamento dos articuladores comunitários do Inec, a comunidade identifica os problemas, firma os planos de ações para enfrentá-los e as pactuações com gestores públicos para, assim, atender as solicitações e apoiar execuções do plano de ação apresentado.  

As plenárias da Meruoca e de Caio Prado contaram com a participação das principais lideranças da comunidade, incluindo a presença das 15 pessoas envolvidas diretamente na construção do plano de ação, e o prefeito de cada município atendido. 

A partir dessa validação, os projetos começaram a ser realizados em cada uma das duas comunidades.  

 Plenária da Cidadania reúne poder público e comunidades em Caio Prado e Meruoca 

O projeto Desenvolvimento Comunitário configura-se como tecnologia social, envolvendo pessoas do campo e da cidade em processos comunitários para potencializar a autonomia, fortalecer a participação cidadã e política dos diversos sujeitos em seus territórios, e promover espaços de diálogo e de construção coletiva

O projeto desenvolvido pelo Inec busca fomentar o protagonismo, a autonomia dos territórios por meio da organização comunitária, formação de lideranças e ocupação de espaços de controle social, propiciando um ambiente de escuta e participação para resolução dos desafios em cada território. 

É realizado nos municípios cearenses de Itapiúna, Milagres, Meruoca e Fortaleza.

Share This