Muitas pessoas podem achar que soa inadequado fazer uma relação entre paixão e trabalho. Ledo engano! A paixão é uma mola propulsora que nos faz ir além das nossas possibilidades e nos faz superar desafios. Quem nunca experimentou essa sensação de estar apaixonado? Será que podemos relacionar essa sensação ao trabalho?

O local de trabalho é onde vivemos mais de 70% do nosso tempo. Então, para atingir bons resultados, além de uma boa técnica, precisamos ter um propósito, ter envolvimento para que possamos garantir excelência em nossas entregas.

Um profissional apaixonado pelo que faz possui desejo constante de superação, conecta-se com empresa, alinha-se aos seus valores, busca excelência, apresenta resiliência nos momentos difíceis, mantém o brilho no olho, além de externar sua felicidade.

A paixão pelo trabalho é benéfica não somente para o profissional. Do mesmo modo, as empresas também se beneficiam com esse diferencial. Um profissional apaixonado entrega melhores resultados na busca constante por excelência e por novos desafios, além de alimentar um clima organizacional pautado no engajamento.

Para essa relação de ganha-ganha, um grande desafio para as empresas é encontrar e atrair profissionais que se encaixem nos valores da organização e que, assim, possam unir trabalho com propósito de vida e realização profissional. Outro desafio importante para o colaborador é manter essa chama acessa no cotidiano das atividades e ter sempre o brilho no olhar.

Trabalhar com o que se ama é um círculo virtuoso de consequências positivas. A confirmação desse sentimento é diária e ocorre sempre que se reconhece a relevância do trabalho exercido e que se observa o impacto positivo na vida de outras pessoas. Ou seja, sempre que nos orgulhamos do que fazemos.

Um bom passo para ser apaixonado pelo trabalho é constatar que a carreira escolhida foi uma decisão assertiva. Nesse sentido, é a partir do autoconhecimento que essa certeza pode ser alcançada e esse processo contínuo pode permitir que, se for o caso, cada um possa rever seus valores, expectativas e reais desejos, e adotar novos caminhos.

Há dados concretos que confirmam que a paixão é fator de sucesso e traz felicidade. Segundo pesquisas realizadas pela Harvard Business School, pessoas felizes produzem 31% a mais, marjoram seu potencial de vendas em 37% e são 3 vezes mais criativas. Dados da consultoria Great Place to Work revelam que funcionários felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos e proporcionam retorno financeiro 3 vezes maior. Nos resultados do ranking da mesma consultoria, as organizações que figuram entre as Melhores Empresas para Trabalhar são também aquelas que obtiveram excelentes resultados de negócios. 

Em síntese, pessoas apaixonadas pelo que fazem geram mais valor para as organizações, entregam acima da média e são mais focadas. Seus processos criativos tendem a ser mais eficazes, ou seja, contribuem com ideias mais inovadoras, além de cooperar positivamente para a transformação do ambiente organizacional. Afinal, quem está feliz e satisfeito com o trabalho transmite para as pessoas ao seu redor.

Portanto: trabalhe em algo que te desperte PAIXÃO!

Na foto, autora do artigo, Helda Kelly,

Por Helda Kelly, Diretora Administrativa Socioambiental do Inec.

Share This