Na manhã do dia 22, cerca de 30 pessoas estiveram presentes na Mesa de Negociação da comunidade de São Gonçalo, na Meruoca. Na Mesa de Negociação, a comunidade e o poder público dialogam sobre as responsabilidades de cada parceiro no processo de desenvolvimento da comunidade. O evento ocorreu na sede da Câmara Municipal e contou com representantes do prefeito, secretários e vereadores. Da mesma forma, as próximas mesas serão realizadas nos dias 26 e 27 em Itapiúna e Fortaleza, respectivamente.  

A partir do diagnóstico apresentado pela população sobre os principais desafios elencados no Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDLS), elabora-se o diálogo com o poder público.  Nesse sentido, se estabelecem cronograma com metas e processos de gestão comunitária para realização de todas as ações colocadas no PDLS. O PDLS é uma metodologia de construção coletiva e transparente, onde se busca ouvir a comunidade acerca dos desafios da região e debate maneiras de solucionar esses problemas, em diálogo com políticas públicas e parceiros locais.  

No caso da Meruoca, os principais problemas da comunidade foram elencados como geração de renda, a falta de estradas e acessos, falta de consciência ambiental, bem como a ausência de gestão adequada de lixo. Por fim, ao final da mesa, cada parceiro responsável assina um termo. Firmando um compromisso de solução com aquele problema na comunidade. 

Bruna Brandão, 18 anos, articuladora na comunidade de São Gonçalo, explicou a finalidade do PDLS para os presentes. “É um documento que a gente cria enquanto comunidade no início do ano onde vemos as nossas demandas, principais desafios, nossas metas e sonhos. É um documento de organização interna da comunidade”. 

Mesa de negociação da Taboquinha 

Do mesmo modo, no dia 14 de julho foi realizada a Mesa de Negociação da comunidade de Taboquinha, no munícipio de Milagres. Neste evento, participaram 30 pessoas, compostas por integrantes da comunidade, parceiros e convidados locais. Em relação aos parceiros, participaram: Vereadores e as secretárias de educação, cultura, bem como, assistência social. O evento aconteceu no Centro Social Urbano – CSU (na sede do município de Milagres.  

Entre as demandas estão a inclusão do Festival da Taboquinha no Calendário de Festividades Culturais do Município, conclusão da obra da escola dentro da comunidade e manutenção das estradas da comunidade.  

Desenvolvimento Comunitário 

O PDLS e a Mesa de Negociação são metodologias do Programa Desenvolvimento Comunitário. O projeto é uma tecnologia social que busca fomentar o protagonismo e a autonomia dos territórios por meio da organização comunitária, com formação de lideranças e ocupação de espaços de controle social. Assim, propiciando um ambiente de escuta e participação para resolução dos desafios em cada território. O projeto está presente nos municípios de Itapiúna, Milagres, Meruoca e Fortaleza. 

Share This