Na última semana, os alunos do LABInec 2021.2 dos bairros da Vila União e do Bom Jardim, em Fortaleza, concluíram mais um ciclo no projeto.  Primeiramente, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos ao longo dos seis meses nas aulas de robótica, desenvolvimento de aplicativos, UX Design e desenvolvimento de jogos. Todos os concludentes, ao todo 59 crianças e adolescentes, receberam certificado de conclusão de curso.

No Vila União, o projeto funciona em parceria com o Lar da Criança Domingos Sávio. O encerramento contou com dinâmicas, sorteios, apresentação dos projetos, bem como, a presença de familiares. Inspirada no gato chinês da sorte, a pequena Yasmin, 9, apresentou seu projeto de robótica que consiste em um gato feito de material reciclado e acoplado com sensores de movimento, que acena de volta quando alguém acena pra ele. 

No Bom Jardim, o projeto opera na casa AME. Ao todo, 32 crianças e adolescentes finalizaram a formação tecnológica. A pequena Naiane Rocha, de 10 anos, apresentou seu projeto final que consiste em um jogo virtual com alguns obstáculos, conforme o jogo Mario Bros. O objetivo é derrotar o chefão.

Pré-inscrições para novas turmas

Para realizar a pré-inscrição para novas turmas, é necessário preencher o formulário e aguardar a confirmação via telefone. Para a finalização da matrícula, será realizado um teste seletivo. Os cursos têm duração de 6 meses e são destinados a crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, desde que sejam alunos de escola pública.

O Labinec

Criado em 2018, o Programa Inec Tecnologia é composto pelo projeto LABInec. Tem como objetivo promover o uso e a apropriação de tecnologias para solução de problemas. Do mesmo modo, busca alcançar a emancipação humana, através da colaboração em rede, assim como, o livre acesso ao conhecimento.

O projeto é fundamentado na cultura Maker, ou seja, incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de objetos e dispositivos (robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos). Por meio de cursos de robótica, e jogos digitais, bem como, o desenvolvimento de aplicativos, o projeto visa despertar nas crianças de 10 a 16 anos, o seu potencial criativo e a capacidade de solucionar problemas.

O projeto conta com parceria da BSQ acontece nos municípios de Fortaleza (bairros Vila União e Bom Jardim) e Itapiúna. Em Maracanaú, o projeto ainda possui parceria com o Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (Idear) e a prefeitura municipal.

Share This