Durante os meses de novembro e dezembro, os alunos do projeto Jovens Comunicadores apresentaram durante a Mostra Jovens Comunicadores os curtas-metragens que trabalharam durante todo o ano de 2022.  

Cada um dos documentários traz em seus vídeos a essência e histórias recorrentes no território onde vivem. O projeto acontece nos municípios de Jaguaretama, Meruoca, Milagres e Itapiúna.  

Com o auxílio de câmera, celular e equipamentos de filmagens e sob o tema “Democracia e Cidadania: Um olhar sobre a participação social na comunidade ’’, os alunos produziram no ateliê de comunicação e audiovisual curtas-metragens que contam as histórias de suas comunidades assim como das pessoas que residem nelas.

Contada por gerações

Com o título “Mitos e Memórias”, os jovens milagrenses narraram algumas histórias cruciais para entender o contexto socioambiental da cidade bem como são contadas e passadas por gerações. Uma das narrativas principais desse filme é a história da menina Francisca do Socorro violentada e assassinada na década de 40 e hoje e vista como santa pelos munícipes.  

“Um dos nossos maiores desafios, foi pensar no que trabalhar, e dar um nome a nossa obra. Quando fomos procurar um incentivo para um tema imaginamos que seria legal trazer a realidade e os mitos da nossa cidade, trazer objetos, pessoas, e lugares, que passam despercebidos no nosso dia a dia, pois cada detalhe daquele tem uma história”, relatou Milena Dantas, aluno no projeto em Milagres.  

Já os alunos de Meruoca optaram por entrevistar a agente socioambiental do Inec no território, Camila Delfino e o Presidente do time Lyion, Edilson Luís. Através do esporte, ele é responsável por projetos sociais que auxilia na retirada de jovens da rua. Essas figuras que colaboram para o desenvolvimento da cidade são inspiração para a população mais jovem. 

Os curtas trazem a essência das comunidades na sua construção, trazendo e valorizando personagens importantes dessas histórias e o que cada um representa para esses territórios.   Além disso, a atividade trouxe a conexão desses jovens a origem de suas comunidades.

“Sempre fui muito de casa, agora tem tarde que tô indo conversar com as senhorinhas e indo jogar dominó com os mais velhos. Sou muito grato!, revelou David Jales aluno no município de Jaguaretama.

Acesse o canal do Inec e assista as produções

Revista A VAIA 3ª edição 

Esse ano a revista A Vaia, apresenta os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos coletivos ao longo do ano nos territórios em que atuam. Você pode conferir a terceira edição. Bem como, as produções textuais em formato de redação dos alunos do cursinho prosseguir.

Jovens Comunicadores  

O Projeto Jovens Comunicadores tem o intuito de fomentar iniciativas críticas de produção em comunicação pela juventude. A partir de uma ressignificação dos produtos da mídia e de um compromisso com a construção da cidadania. 

Share This