Nas últimas semanas, o projeto Jovens comunicadores iniciou as intervenções, oficinas e atividades com crianças, adolescentes e jovens de seus territórios. Participaram das atividades 45 jovens participantes do projeto. Na ocasião, envolveram mais de 44 crianças, adolescentes e jovens dos territórios onde acontece o projeto, totalizando 95 participantes nessas ações. 

Denominadas como atividades de protagonismo, são os próprios alunos que planejam e desenvolvem. Essas ações tem o intuito de fortalecer o protagonismo, bem como, a autonomia e o envolvimento comunitários. Essas atividades são resultado do primeiro módulo do Projeto, a formação em educomunicação. Nessa fase, os jovens são estimulados a pensar, criar e, ao mesmo tempo, produzir comunicação em seus contextos locais, a partir do uso de tecnologias leves.  

Durante as ações, eles realizaram a construção de murais, utilizando técnicas do lambe-lambe, estêncil. Do mesmo modo, os jovens produziram zines como prática de expressão artística e comunicativa. O conteúdo contou com frases diversas em defesa do meio ambientes e das políticas públicas, bem como, reconhecimento da história da comunidade, mensagens positivas de músicas e poesias, entre outros. 

Intercâmbio entre projetos 

Outro destaque, foi a interação da turma com os demais projetos do Inec. Em Jaguaretama, a turma dos Jovens Comunicadores realizou uma oficina de Zine com a turma do Prosseguir . Do mesmo modo, os jovens de Itapiúna que trabalharam a técnica de estêncil com as crianças do Espaço de Leitura. 

Nesse sentido, o projeto se configura como um laboratório no processo de formação cidadã, assim como espaço de expressão e difusão da memória, identidade e práticas socioculturais da juventude e de seus territórios. 

Jovens Comunicadores  

O Projeto Jovens Comunicadores tem o intuito de fomentar iniciativas críticas de produção em comunicação pela juventude, a partir de uma ressignificação dos produtos da mídia e de um compromisso com a construção da cidadania. Os Jovens Comunicadores acontece nos municípios cearenses de Itapiúna, Milagres, Jaguaretama e Meruoca. 

Share This