Durante o mês de maio, o Inec deu início as atividades da Incubadora Comunitária, que acontece nos territórios de Itapiúna e Fortaleza. Vinte empreendedores estão participando do projeto. Todos eles possuem negócios na área da gastronomia, culinária, estética e beleza, moda, cultura e arte. 

A ação inicia, primeiramente, com uma formação modular durante quatro meses nas temáticas relacionadas a Gestão Integrada de Negócios; Relacionamento e vendas; Produtos, Marca e Comunicação; Feira e Associativismo Comunitário e Finanças. Além disso, a Incubadora também conta com assessorias personalizadas, bem como, incentivo a participação em feiras, eventos e workshops na área do empreendedorismo. 

A Empreendedora Maria Geslândia da Silva, de Itapiúna, ressalta a importância da formação para o desenvolvimento de seu empreendimento na área de culinária. Durante a abertura da incubadora em Caio Prado, ela relatou que muitas vezes tem vontade de ampliar seus negócios, mas precisa de ajuda relacionadas a precificação, gerenciamento e administração do seu empreendimento.  

Incubadora Comunitária

A Incubadora Comunitária é uma ação do Projeto Cultura em Comunidade. O objetivo é contribuir na profissionalização e fortalecimento de empreendimentos comunitários. Da mesma forma, o programa também busca o fortalecimento da rede de parceiros, a partir de organizações públicas e privadas que possam contribuir com o empreendimento.  

O projeto visa o fomento da economia criativa nas comunidades. A ideia da Economia Criativa é unir economia com criatividade simultaneamente, possuindo como matéria-prima o capital intelectual, ou seja, carregado por valores simbólicos. As atividades acontecem em formato presencial de maio a setembro de 2022.  

Cultura em comunidade  

O projeto tem como objetivo fomentar a criação de bens e serviços culturais nas dimensões econômica, simbólica e cidadã, expandindo a economia da cultura e a formação de capital humano e social. 

Share This