Do dia 16 a 19 de agosto, o Inec promove o projeto “Brincar para Sanear”, junto ao Instituto Trata Brasil. A ação inicia numa série de ações educativas com crianças de quatro escolas localizadas na zona rural de Caucaia. O objetivo é conscientizar crianças e suas famílias para o uso racional da água e a importância do saneamento básico para qualidade de vida. 

 Essa ação é realizada com o apoio da Water.org, ONG com atuação internacional e foco na promoção do acesso à água de qualidade e saneamento. O intuito do projeto “Brincar para Sanear” é levar conhecimento sobre saneamento básico para o ambiente escolar, não somente os estudantes, mas também os profissionais e os pais. Dados da UNICEF divulgados em 2020 mostram que 39% das escolas não dispõem de estruturas básicas para lavagem de mãos.  

De acordo com Painel de Saneamento Brasil do Instituto Trata Brasil, a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 39,9% dos cearenses não têm acesso à água e 70,3% não possui coleta de esgoto. O número é mais que o dobro da média nacional, que figura 15,9% de brasileiros sem acesso a água e 40,945% sem coleta de esgoto.

Em Caucaia, 37,1% dos habitantes não possuem acesso à água e mais de 64,7% não possuem coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, existem beneficiários do Inec na região que levam até duas horas para buscar água diariamente, com o auxílio de carroças e baldes no percurso. Com o passar dos anos, olhos d’água e riachos foram secando, e a água de caminhões-pipa passou ser demanda de primeira água, para abastecer as casas da zona rural. Reconhecendo essas dificuldades, o Inec busca proporcionar saberes e técnicas para a preservação desse recurso em escassez.  

A iniciativa está alinhada com o trabalho desenvolvido pelo Inec ao longo dos últimos anos, no que diz respeito à promoção da convivência com o semiárido. No âmbito de ações de sustentabilidade com o semiárido do Inec, vale destacar a segunda edição do Prêmio Mandacaru. O troféu foi conquistado em 2014, por meio do Programa de Desenvolvimento e Integração Comunitária na comunidade de Alto São João em Russas – CE. 

 Através das ações socioambientais, o Instituto proporcionou melhoria na qualidade de vida de famílias nos âmbitos social, cultural, ambiental e econômico. O Instituto Trata Brasil se junta à iniciativa para levar atividades lúdicas e educativas com base no conhecimento construído há uma década e meia no Brasil, como uma das maiores entidades do terceiro setor do país em relação aos assuntos de saneamento básico e saúde. 

Share This