Nos dias 14 e 15 de outubro, a população da Taboquinha e comunidades adjacentes em Milagres, se reuniram para celebrar a quarta edição do Festival da Cultura e Ecologia na Taboquinha.  

O evento é uma realização do Inec, como parte do projeto Cultura em Comunidade, e da Associação dos Pequenos Agricultores da Taboquinha.  

Durante os meses de outubro e novembro o projeto Cultura em Comunidade realiza os festivais que marcam o encerramento das atividades e a intervenção cultural realizada.

Neste ano, os territórios participantes investiram na preservação da memória coletiva local, criando memoriais e casas de cultura que abrigam fotos e objetos que marcam a identidade de cada um dos locais. Vale ressaltar que metade dos museus do Ceará estão localizados na capital e RMF.

A programação contou com oficinas de empreendedorismo, cordel e distribuição de mudas de plantas, além de apresentações teatrais e musicais. O Casa Foto-Cultural da Taboquinha foi inaugurada durante o festival.  

Ela reúne um acervo que homenageia os artistas locais vivos e os que já se foram. Na Taboquinha, a expressão cultural do cordel, do repente, da poesia e do teatro é muito forte e passada de geração a geração.  

Além das festividades, o Festival também foi um espaço de estímulo ao empreendedorismo, com barracas de comidas típicas da região e objetos em artesanato.  

Intercâmbio Taboquinha-Alagamar

Neste ano, o Cultura em Comunidade está promovendo um intercâmbio entre os territórios que participam do projeto. Como os festivais acontecem nos cinco territórios onde atua, a ideia é que outras comunidades possam visitar os festivais e fazer um intercâmbio cultural. Um grupo de 10 pessoas desembarcaram de Jaguaretama para participar do Festival na Taboquinha. Na ocasião, apresentaram uma música que conta a história da luta social da comunidade do Alagamar, atingida pela barragem do Castanhão.

Share This