O Espaço de Leitura localizado no Centro de Integração Psicossocial (CPIC), na Praia do Futuro, realiza encontros de construção dos Mapas Afetivos exclusivamente para crianças em condições especiais. As atividades contemplam 30 crianças, divididas em três datas. A princípio, os encontros ocorreram nos dias 26 e 30 de maio. Nesta terça, 31, será realizado o último encontro.  

O CPIC desenvolve estratégias de atuação em diferentes áreas, como: neuroreabilitação, saúde coletiva, educação inclusiva, saúde mental e seus complementares e reabilitação a saúde integral, sobretudo das pessoas com deficiência. O local é parceiro do Inec desde 2017, através do Espaço de Leitura.  

O Mapa Afetivo trabalhado pelas crianças foi o geográfico. Em resumo, de forma adaptada, elas identificaram elementos que são vistos no caminho que realizam de casa até o CIPC. Dentre os aspectos especiais da atividade estão a atenção compartilhada durante a atividade; o uso da criatividade para enriquecer os elementos do trajeto e o trabalho das emoções durante esse caminho. 

Mapas afetivos

Vale ressaltar que as crianças em condições especiais se beneficiam muito da formação de vínculos afetivos. Do mesmo modo, hábitos que solidificam amizades entre irmãos, vizinhos e colegas estreitam relações e são muito úteis para o desenvolvimento e saúde mental dessas crianças. Dessa forma, os mapas auxiliam no desenvolvimento cognitivo infantil.

A construção de Mapas Afetivos é uma atividade desenvolvida dentro do projeto Espaço de Leitura. Ela funciona como um instrumento que simplifica o acesso aos sentimentos dos indivíduos em relação ao território onde vivem. O processo começa com um levantamento individual ou coletivo de impressões, sentimentos, histórias, experiências pessoais, potenciais, bem como fragilidades do território. 

Espaço de Leitura  

O Projeto Espaço de Leitura tem como concepção metodológica o incentivo à leitura, por meio de um espaço lúdico que convide as crianças ao desenvolvimento da aprendizagem de forma cidadã. O projeto acontece nos municípios cearenses de Fortaleza, Caucaia, Itapajé, Meruoca, Solonópole, Guaraciaba do Norte, Aracati (Canoa Quebrada), Milagres e Itapiúna. 

Share This