O Espaço de Leitura localizado na Associação Cultural Canoa Criança, em Canoa Quebrada, Aracati/CE, realizou uma visita à Eco Aldeia Flecha da Mata. Lá, está localizada uma estação permacultural que pratica a vivência comunitária e o autoconhecimento. O passeio ocorreu no dia 29 de junho e proporcionou aos participantes a prática de energia corporal, com o intuito de cuidar do corpo e da mente.  Também no dia 29, participantes do Espaço de Leitura Ballet Raio de Sol, visitaram a Biblioteca Pública Estadual.

A visita à estação permacultural faz parte da programação de atividades temáticas de junho, mês que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. A permacultura é um método criado na década de 70. A metodologia socioambiental tem o objetivo de planejar e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos que possuam equilíbrio e harmonia com a natureza.

No mesmo dia, as crianças do Espaço de Leitura Ballet Raio de Sol realizaram uma visita a Biblioteca Estadual do Ceará (BECE) e ao Centro Cultural Dragão do Mar. Cerca de 30 crianças do projeto fizeram uma visita guiada para conhecer o local e sua história. A biblioteca conta conta com espaço infantil, sala para grupo de estudos e visita guiada. O equipamento foi inaugurado em 25 de março de 1867 pelo então presidente da Província do Ceará, João de Sousa Melo e Alvim. Em 1975, ele foi transferida para o atual prédio, ao lado do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O espaço foi revitalizado e reinaugurado em 2021.

Espaço de Leitura 

O Espaço de Leitura tem o objetivo de incentivo à leitura, por meio de um espaço lúdico que convide as crianças ao desenvolvimento da aprendizagem de forma cidadã. O projeto acontece nos municípios cearenses de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Meruoca, Solonópole, Guaraciaba do Norte, Itapajé, Aracati (Canoa Quebrada), Milagres e Itapiúna.

Share This