Há 7 meses a jovem Maria Vitória Rodrigues iniciava sua jornada com o Labinec no curso de robótica livre. No último Arduino Day, Vitória apresentou a sua criação: o projeto girassol. O evento de robótica anual que reúne pessoas para compartilhar suas experiências na plataforma de código aberto

Contudo, sua jornada na área da tecnologia já data de muitos anos, desde a infância, quando consertava materiais eletrônicos que seu pai trazia. Ali, ela começava a entender a importância da cultura maker. “Aquilo era uma invenção minha e não tinha outro comparado aquilo, mas eu era muito pequena na época, então não tinha muito noção do mundo da tecnologia” lembra a jovem. Atualmente está cursando técnico em Redes de Computadores no Instituto Federal do Ceará (IFCE). 

Vitória finalizou o curso de robótica livre no Labinec em Maracanaú em fevereiro de 2022. Todavia, depois de finalizado o curso, Vitória continuou indo para o laboratório ajudar a facilitadora do projeto, Jacqueline, que já ia participar do evento e convidou a ex-aluna. “Depois que eu entrei no curso de robótica, eu comecei a ter um amor por tecnologia, ficava fissurada pelos conteúdos e sempre quis me aprofundar naquilo. Hoje procuro cursos na área e pretendo futuramente fazer uma graduação na área”, projeta a jovem. 

A jovem sonha em cursar a faculdade de engenharia de controle e automação, bem como, continuar no mundo dos projetos da cultura maker na tecnologia. “Enquanto ainda não estou cursando, pretendo fazer curso voltado na área de tecnologia, participar de exposições apresentando novos projetos e participar de competições de robótica”, explica Vitória, empolgada. 

O girassol 

O projeto girassol foi o protótipo final apresentado pela equipe. Antes de tudo, foram instalados dois sensores de luminosidade (LDRs) que foram programados no Arduino para dar uma volta de 180° para direita e esquerda. Quando apontada uma lanterna em um dos sensores, ele obedecia o comando que ele foi programado: de girar para onde a luz estiver mais forte.

Labinec 

Criado em 2018, o Programa Inec Tecnologia é composto pelo projeto LABInec. Tem como objetivo promover o uso e a apropriação de tecnologias para solução de problemas. Do mesmo modo, busca alcançar a emancipação humana, através da colaboração em rede, assim como, o livre acesso ao conhecimento. 

O projeto é fundamentado na cultura Maker, ou seja, incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de objetos e dispositivos (robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos). Por meio de cursos de robótica, e jogos digitais, bem como, o desenvolvimento de aplicativos, o projeto visa despertar nas crianças de 10 a 16 anos, o seu potencial criativo e a capacidade de solucionar problemas. 

O projeto possui parceria com o Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (Idear) e acontece nos municípios de Fortaleza (bairros Vila União e Bom Jardim) e Itapiúna. 

Share This