De 22 a 30 de março o Inec esteve presente nas comunidades cearenses de Taboquinha em Milagres, Caio Pradro em Itapiúna, São Gonçalo em Meruoca, e Serrinha em Fortaleza. O objetivo da visita foi dar continuidade a elaboração da segunda etapa do Plano de Desenvolvimento Local e Sustentável, PDLS. Nesta fase a comunidade avalia os problemas do território e como saná-los com a ajuda de potenciais apoiadores.

O Inec se faz presente nos territórios por meio de seus agentes socioambientais e do agente comunitário, desenvolvendo coletivamente o plano de ação do PDLS.  

No plano de ação a comunidade elenca quais atividades podem ser feitas para solucionar as problemáticas. Em Taboquinha, por exemplo, existe um problema com a gestão do lixo. Dentro do plano de ação do PDLS, a comunidade define quem são os responsáveis, além do cronograma e da articulação com os potenciais apoiadores.

Em seguida, a partir desse plano de ação é elaborado um modelo de gestão, com a definição de prazos e responsáveis, incluindo quem visitará apoiadores e articuladores. Da mesma forma, outro ponto importante é definido: a formação de uma comissão de acompanhamento do PDLS. A partir daí é definido quem organiza o gerenciamento com outras pessoas desse público.  

A primeira fase do PDLS aconteceu na segunda semana de março, com a elaboração do Ecomapa e da matriz SWOT dos territórios.

O PROJETO 

O Plano de Desenvolvimento Local Sustentável – PDLs faz parte das ações do projeto Desenvolvimento Comunitário, que integra o Programa Inec Território, e tem como objetivo fortalecer a autonomia dos territórios nas dimensões social, econômica, ambiental, política, cultural e tecnológica, além de oportunizar condições básicas para que estes possam assumir e desenvolver cidadania.

Atualmente, o projeto acontece em territórios nos municípios de Fortaleza, Meruoca, Itapiúna, Jaguaretama e Milagres.

Share This