O projeto Desenvolvimento Comunitário foi selecionado no Desafio Cultura Democrática, uma iniciativa promovida pelo Instituto Votorantim.

O projeto, que visa contribuir com autonomia dos territórios por meio da organização comunitária e fortalecimento da cultura cidadã, foi um dos quatro escolhidos para receberem o aporte de R$100 mil para ações no ano de 2022. O resultado é fruto de um trabalho continuado de mais de três anos de investimentos em captação de recursos e do fortalecimento da área socioambiental.

O projeto Desenvolvimento Comunitário passa a adotar um processo sistêmico participativo para planejamento de ações a serem trabalhadas nos territórios, o PDLS – Plano de Desenvolvimento Local Sustentável. Com etapas demarcadas, o PDLS é, ao mesmo tempo, ferramenta e produto da mobilização, contribuindo para organização e envolvimento dos atores comunitários em espaços de decisão democrática e participação política.

Atualmente, o Projeto Desenvolvimento Comunitário está em cinco comunidades, com fases distintas. São eles: Caio Prado, município de Itapiúna; São Gonçalo, município de Meruoca; Alagamar, município de Jaguaretama; Taboquinha, município de Milagres e Serrinha, município de Fortaleza.

Sobre o Desafio

O Desafio Cultura Democrática é uma iniciativa do Instituto Votorantim, que vem atuando em um
conjunto amplo de esforços para a promoção da cultura democrática no Brasil, com o
objetivo de apoiar diversas ações e iniciativas para promover o fortalecimento da cultura
democrática e da participação cidadã no país.

O objetivo desta chamada foi fomentar iniciativas de organizações que já atuem na temática
da cidadania e/ou cultura democrática e que busquem soluções para a promoção da cultura democrática para os cidadãos desengajados, descentralização das organizações e/ou projetos que promovam a cidadania e cultura democrática e estímulo para a integração e a soma de esforços entre organizações na construção de iniciativas.

Confira o resultado pelo site do Desafio.

Share This