As brincadeiras infantis ganharam importância no período de isolamento social. Com isso, para manter as crianças ativas em casa, o Inec promove série de vídeos educativos no YouTube com o objetivo de estimular a criatividade e a interação entre crianças e suas famílias.

Os vídeos educativos estão organizados em playlists sobre contação de histórias e sobre como produzir brinquedos populares utilizando objetos simples e de fácil acesso.

Nesse sentido, as primeiras produções estrearam no canal em junho, com a playlist Confecção de Brinquedos Populares, cujo primeiro vídeo contou com a participação do artista Marcus Melo, que ensinou a produzir chocalhos instrumentais. Logo depois, em julho, a artista plástica Ray Ferreira ensinou as crianças a fazerem o clássico brinquedo “vai e vem” e, em agosto, o arte-educador Jonas de Jesus, sobre a confecção de teatro de fantoches.

Da mesma forma, em agosto também foi lançada a playlist Espaços de Leitura Contam Estórias, que conta com 20 vídeos publicados a cada mês, um por Espaço, com histórias lúdicas, educativas e populares sobre personagens ou sobre a cultura e tradições de cada comunidade onde estão inseridos.

“Queremos construir momentos educativos para o público infantil e aproximar ainda mais as famílias de suas crianças, bem como apoiar os espaços de leitura e os artistas locais, tão afetados pela pandemia. Todos podemos aprender algo a mais durante esse período”, comentou a Diretora Administrativa Socioambiental do Inec, Helda Pereira.

Os Espaços de Leitura são pequenas bibliotecas implantadas em associações parceiras, que têm como principal objetivo promover o acesso à leitura e ao conhecimento, além de contribuir para a redução do analfabetismo funcional.

A partir dessa iniciativa, são realizadas contações de histórias, oficinas de artes cênicas e visuais e outras atividades culturais. Ao todo, 1.855 crianças são atendidas pelos Espaços.

A iniciativa faz parte do projeto Cultura em Comunidade, que realiza ações em 20 Espaços de Leitura implantados pelo Inec nos municípios de Fortaleza, Milagres, Solonópole, Itapiúna, Jaguaretama, Meruoca, Itapajé, Guaraciaba do Norte, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Aracati e Icapuí, todos no Ceará.

Para ser notificado quando tiver vídeo novo no canal, basta se inscrever no canal no Youtube e ativar o sininho: https://www.youtube.com/user/CanalINEC.

Share This