Na última quarta-feira (09), durante o Encontro de Facilitadores dos Espaços de Leitura, o Inec lançou o livro de brincadeiras “Gente grande, gente pequena: brincar junto vale a pena”. A publicação conta com a parceria dos coletivos Turba e Cocriança, e dos 14 facilitadores dos Espaços.

O livro traz o registro de mais de 30 brincadeiras tradicionais, com seus objetivos, indicação da faixa etária. Além disso, a publicação traz os materiais necessários para o desenvolvimento das brincadeiras, modo de brincar e informações sobre origem e algumas curiosidades. Ao mesmo tempo em que cumpre a função documental, também se propõe a apoiar atividades pedagógicas e lúdicas dos Espaços de Leitura.

“Temos orgulho do resultado do trabalho, e este material está disponível gratuitamente a quem como nós reconhecem que o brincar é vital para o desenvolvimento do corpo e da mente, em qualquer etapa da vida, principalmente na infância”, afirmou Stélio Gama, presidente do Inec.

O download do livro pode ser realizado gratuitamente por meio do site inec.org.br/publicacoes

Sobre o Encontro de Facilitadores

A princípio, uma vez ao ano, o Inec reúne sua equipe de facilitadores para realizar momentos de escuta e diálogo, bem como a apresentação do planejamento das ações para os espaços de leitura. Este ano, o encontro aconteceu nos dias 08 e 09 de março, na sede do Inec em Fortaleza (CE).

Sobre o Projeto

O projeto Espaço de Leitura, que integra o Programa Inec Cultura, tem como concepção metodológica o incentivo à leitura, por meio de um espaço lúdico que convide as crianças ao desenvolvimento da aprendizagem de forma cidadã. Como resultado, o projeto contribui para a redução do analfabetismo funcional, por meio da leitura, acesso à informação, a pesquisa e a cultura local.

Atualmente o Inec conta com 14 Espaços de Leitura; destes, 5 são em Fortaleza, nos bairros Pici, Serrinha Presidente Kennedy, Siqueira e Praia do Futuro. Além disso, atua em outros municípios, como: Guaraciaba do Norte, Itapajé, Meruoca, Itapiúna, Canoa Quebrada, Caucaia, Pacatuba, Solonópole e Milagres.

Conheça mais pelo site inec.org.br/programas/espaço-de-leitura

Share This