A tradicional campanha Natal sem Fome, organizada nacionalmente pela ONG Ação da Cidadania e coordenada no Ceará pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), já abriu o cadastro de instituições beneficiárias. Com o lema “Quem tem fome, tem pressa,” a campanha visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, fortalecendo redes de apoio em comunidades carentes.
Período de cadastro
As inscrições estarão abertas de 09 de novembro a 09 de dezembro de 2024. Todas as associações, instituições e fundações interessadas podem se cadastrar, mas a distribuição dos donativos dependerá da arrecadação total da campanha. Ou seja, a inscrição não garante que todos serão contemplados, mas à medida que chegam as doações, as associações serão convocadas.
Quem pode se inscrever? Instituições com CNPJ ativo que atendam comunidades em situação de vulnerabilidade podem se inscrever. Contudo, a prioridade será dada a entidades que atendem crianças, adolescentes, idosos, cozinhas comunitárias e povos tradicionais, garantindo que o impacto da campanha alcance os públicos mais necessitados dos estados do Ceará, Alagoas e Sergipe.
Requisitos para inscrição
Para garantir a participação, as instituições devem:
- Ter CNPJ ativo e atualizado — atenção redobrada ao inserir os dados, para evitar erros no cadastro;
- Manter dados de contato atualizados para facilitar a comunicação e entrega das doações.
Atenção! Cadastros com CNPJ inativo ou uso de CPF não serão aceitos. Todas as instituições, inclusive as que participaram em anos anteriores, precisam efetuar novo cadastro para validar a participação em 2024.
Inscreva-se no link: https://forms.gle/pX34PZzoBfjr1DTZ8
Doações
A Campanha Natal sem Fome, em parceria com o Inec, reforça o compromisso de auxiliar famílias e comunidades que enfrentam a fome e dificuldades no acesso a alimentos.
Qualquer pessoa pode participar individualmente ou com a arrecadação e doação em grupos. Empresas podem também fazer suas doações. Interessados em contribuir também podem realizar doações em dinheiro através do pix: inec@inec.org.br ou acessando os sites www.inec.org.br/doe ou www.natalsemfome.org.br. É possível contribuir com qualquer valor. Todo o montante arrecadado será revertido para a compra de cestas básicas. Caso a doação seja realizada via pix, o Inec solicita que os doadores identifiquem a transferência com a mensagem “Natal Sem Fome”.
A arrecadação de doações de gêneros alimentícios para as cestas básicas seguirá até o dia 30 de dezembro. Os alimentos podem ser entregues na sede do Inec, localizada na Avenida Ministro José Américo, 326, 6º andar, no bairro Parque Iracema e nos demais pontos de arrecadação listados abaixo:
Banco do Nordeste – todas as unidades
Rede Ancar – todos os North Shopping
Supermercado Lagoa – todas as lojas
Atacadão Lag – todas as lojas
Supermercado Pinheiro – lojas Cambeba, Messejana e Washington Soares
Tá Limpo – todas as lojas
BNB Clube Fortaleza – Av. Santos Dumont, 3646 – Aldeota
Moura Dubeux – Stands de vendas
Federação dos Transportes (Fetrans) – Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro
Movimento Saúde Mental – Rua Dr. Fernando Augusto, 980 – Bom Jardim
Além dos parceiros que atuam como pontos de arrecadação, também apoiam a campanha Camed Microcrédito, Capef, AD2M Comunicação, SESI e SENAI, PSA Tech, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea-CE) e Cáritas Brasileira Regional Ceará.