Mais de 100 projetos foram realizados por jovens no 1ª Desafio LABInec 2020. A princípio, as unidades do Bom Jardim e Vila União receberam kits com desafios da Super Engenheiros, para o desenvolvimento de projetos.

O primeiro desafio LABInec consistiu em um Jogo de Concentração para a montagem de um circuito, além disso, dispara sinais luminosos (LED) e sonoro (Buzzer).

Logo depois, os alunos produziram vídeos de apresentação sobre o funcionamento, processo de montagem, aprendizagens e dificuldades, avaliados por 3 professores, seguindo os critérios de funcionalidade, estética e apresentação.

Assim, os alunos das duas unidades realizaram o desafio conforme as instruções que acompanham o kit, e ficaram livres para customizar os projetos, sem que esse perdesse sua funcionalidade. 

Como resultado, cada unidade contou com três alunos destaques: no Bom Jardim, Hendryo Eduardo (1º), Davi da Silva Ramos (2º) e Eric Pereira Alves (3º). No Vila União, José David (1º), José Danilo (2º) e Kauã Silva (3º lugar). 

O projeto LABInec faz parte do Programa Inec Tecnologia. Criado em 2019, o programa tem como objetivo promover o uso e a apropriação de tecnologias para solução de problemas, com a finalidade de alcançar a emancipação humana, através da colaboração em rede e do livre acesso ao conhecimento. 

A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia envolve pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e co-criação.

O projeto possui, a princípio, dois laboratórios em Fortaleza, e atua em Itapiúna por meio de aulas virtuais.

Quer conhecer o projeto LABInec? Em primeiro lugar, inscreva-se no nosso canal no YouTube, e em seguida, confira os vídeos produzidos pelos alunos. Lembre-se também de clicar no sininho, dessa forma você sempre receberá nossas atualizações.


Share This