A fim de planejar ações mais diversas e assertivas na área da cultura, e criar uma rede colaborativa para fortalecer a atuação de artistas, coletivos e agentes culturais cearenses, o Inec realizou de 14 de junho a 02 de julho, um mapeamento cultural.

Cerca de 249 artistas e agentes culturais responderam um formulário online sobre aspectos econômicos, história de vida, tempo de atuação, acesso a recursos de editais e outros tópicos. Para aqueles com dificuldades em utilizar a internet, o Inec disponibilizou articuladores sociais para a coleta de informações de forma presencial, seguindo os protocolos de prevenção à covid-19.

Com os dados levantados pelo mapeamento será possível compreender qual a melhor cadeia produtiva da cultura e como se organizam os grupos culturais. Além disso, também será possível realizar ações de forma mais assertiva, ampliando o alcance, adaptando linguagens e promovendo a profissionalização dos grupos e agentes culturais, bem como a circulação dos seus trabalhos, proporcionando ainda o acesso às oportunidades e à renda.

O mapeamento cultural parte do projeto Cultura em Comunidade, que busca fomentar a criação de bens e serviços culturais nas dimensões econômica, simbólica e cidadã, expandindo a economia da cultura e a formação de capital humano e social. O projeto está presente dentro de cinco territórios de atuação do Inec no Ceará: Fortaleza, Itapíúna, Meruoca, Milagres e Jaguaretama.

As informações coletadas no mapeamento também servirão de base para o planejamento de ações para os anos posteriores.

Share This